© 2019 por CWF Paper & Designs.

CENEP - Um breve histórico

O  Centro  de  Neuropediatria (CENEP)  do  Departamento   de   Pediatria do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná é um serviço que tem por objetivo o atendimento assistencial, sem fins lucrativos, de crianças com problemas neurológicos e psiquiátricos, além de promover o ensino e a pesquisa nessas duas áreas do conhecimento médico.        

  

Em maio de 1999 o serviço de Neuropediatria funcionava em uma pequena sala do referido departamento e contava com   somente dois profissionais da área. A capacidade de atendimento era de aproximadamente 400 pacientes por mês, incapaz de suprir a demanda da sociedade. Tal situação gerava uma espera de até dois anos para o atendimento e um represamento de pacientes que chegava à cifra mensal de 1000 (mil) crianças.

Nessa época, os   dois   idealizadores   do   serviço, Dr. Isac   Bruck   e   Dr.  Sérgio Antoniuk, solicitaram a colaboração da Associação Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC),  a   qual,   através   da   presidente  da   Comissão   de   Neuropediatria, Sra. Lúcia Durães, desenvolveu um projeto que, enviado ao então Banco HSBC, permitiu a aquisição de um imóvel que passou a ser a nova sede do CENEP. A estrutura de aproximadamente 750 m² - situada à Rua Floriano Essenfelder, 81, em Curitiba/PR - conta com espaços como recepção e sala de espera para os pacientes, espaço reservado aos médicos e sala de reuniões e aulas, salas de administração e de serviço social, espaços para atendimento multidisciplinar, cozinha e lavanderia, além de mais de uma dezena de consultórios e dependências sanitárias.

Como resultado desse processo, a média de atendimentos mensais foi ampliada ao longo dos anos, chegando à capacidade atual de aproximadamente 2000 (dois mil) pacientes favorecidos por mês. O   atendimento   assistencial   é   realizado   por   médicos   residentes   de   várias instituições de ensino da cidade de Curitiba (Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Evangélico   de   Curitiba, Prefeitura   Municipal   de   Curitiba   e   Hospital Universitário Pequeno Príncipe), todos sob a supervisão de um quadro clínico composto por oito neuropediatras e quatro psiquiatras infantis.

Contamos com o apoio de uma equipe de profissionais responsáveis pelo atendimento multidisciplinar, essencial para nossos pacientes, que engloba   as   áreas   de   Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Musicoterapia, Pedagogia e Enfermagem.

Nossos ambulatórios prestam atendimentos a crianças e adolescentes acometidos por condições como recém-nascidos prematuros, autismo, encefalopatias diversas, cefaleias, dificuldades no processo de aprendizagem, epilepsia, síndromes genéticas, distúrbios do movimento, e 

pelas mais diversas   patologias da esfera psiquiátrica.

O ensino e a pesquisa, atividades inerentes a um serviço de caráter universitário, têm sido um dos enfoques fundamentais das nossas atividades. Alunos de graduação e de pós-graduação (residentes das áreas de pediatria, neurologia, psiquiatria e neurocirurgia, assim como mestrandos e  doutorandos) de vários cursos superiores - medicina, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e pedagogia - recebem orientação de um corpo docente / clínico com formação acadêmica e experiência clínica reconhecidas pela comunidade científica nacional e internacional. Tais trabalhos de pesquisa auxiliam no diagnóstico e investigação de doenças raras, acrescentando sobremaneira ao processo de formação de futuros profissionais nas áreas envolvidas, já   que o conhecimento adquirido com a produção científica norteia as condutas ambulatoriais diárias, oferecendo aos nossos pacientes, na sua maioria carentes, um atendimento de qualidade via Sistema Único de Saúde nacional. Há, no momento, algo em torno de duas dezenas de projetos de pesquisa (trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado) em andamento no CENEP.